Blog do Centro de Matemática Estuda Aqui de Santo Tirso

|

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

PAIS, FILHOS E A MATEMÁTICA


ALGUMAS DICAS


A matemática é um assunto muito falado, mas pouco compreendido.
Pode ser um desafio fascinante, confuso e frustrante, mas, quando se consegue desenvolver um interesse por esta ciência, abre-se um mundo novo.
No nosso dia a dia necessitamos de algum nível de desempenho matemático (no supermercado, no banco, para gerir o ordenado, etc.). Se as crianças se habituarem a classificar a matemática como algo útil no seu quotidiano, será mais simples aprenderem esta ciência. As experiências matemáticas realizadas fora da escola podem ser decisivas no desenvolvimento matemático da criança e do jovem.
Se não surgirem espontaneamente, qualquer pai pode ajudar o seu filho a desenvolver o pensamento matemático promovendo situações matemáticas reais.

DICAS I, II E III

DICA 1 -Se o seu filho tem entre 2 a 4 anos, proponha que ele conte objectos (até 4). Por exemplo, coloque 4 bonecos em linha e conte da esquerda para a direita. Peça-lhe que ele conte sozinho. Repita. Conte depois da direita para a esquerda. Estimule contagens de outros objectos, de animais, de pessoas numa fotografia, de objectos num desenho ou na página de um livro, etc.

DICA 2 -Para crianças do 1º ciclo, uma boa ajuda é a manipulação de pequenas quantias de dinheiro. Pode permitir que o seu filho vá juntando ao longo da semana pequenas economias, para gastar numa compra simbólica no fim-de-semana (um pequeno brinquedo, uma guloseima, material escolar, etc.). A criança deverá contabilizar diariamente o que já tem e quanto ainda lhe falta.
DICA 3 -Os jogos lógicos de tabuleiro ajudam a desenvolver o raciocínio matemático. Bons exemplos são o xadrez e as damas. Jogue com o seu filho ou incentive-o a jogar com amigos. Pais e educadores podem caminhar num mesmo sentido, promovendo a matemática no dia a dia das crianças e jovens.

Etiquetas: , ,

|

domingo, fevereiro 18, 2007

Outra forma de multiplicar...;)

Etiquetas: , , ,

|

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Escher's cube


Figura impossível.
Pode ser desenhada, mas não pode ser construída.

|

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Desafio Matematico 02/02

Um almoço custa 14 euros.
O prato principal custa o dobro da sobremesa e a sobremesa custa o dobro da sopa.
Quanto custa o prato principal?